Wednesday, July 13, 2011

Pechu's Birthday!!!


Feliz Aniversário, Pechu!! No sábado passado, dia 12 de Junho (bom, já lá vai algum tempinho…), foi o aniversário do meu mais que tudo!! E como não pudemos ir à praia, apesar dos fortes desejos do aniversariante, fomos para Portugal para a casa dos meus Pais e da minha infância. Não houve uma grande festa até porque éramos só quatro pessoas e uma Chicha, mas foi bastante animado e comemos coisinhas muito boas!

Uns dias antes da celebração tinha perguntado ao menino dos anos que bolo queria que fizesse… Depois de várias receitas pesquisadas e algumas encontradas não se decidiu por nenhuma! Chegada sexta-feira à noite fiz-lhe uma emboscada para forçar a decisão…


Livros para trás e para a frente, internet bem navegada, receitas apontadas em cadernos e em papelinhos e a escolha acabou por recair sobre um lindo, e aparentemente delicioso, Bolo de Cenoura com Cobertura de Queijo Creme!!!! Eu ADORO cenoura, mas queijo… Fiquei com um bocadinho de medo ao início, mas como aquele tinha sido o eleito acabei por ceder e dar uma oportunidade ao queijo creme. E não me arrependi!!!

Este bolo é muito bonito e se seguirmos as indicações da receita pode chegar a ficar bem alto! A sua textura é irregular e sentem-se perfeitamente todas as especiarias utilizadas, a cenoura, as nozes… É na verdade o bolo perfeito por serem tão perceptíveis todos os seus elementos. Nós aqui em casa somos da opinião que tanto as sobremesas, como os bolos e a comida em geral devem ser simples e bem elaboradas o suficiente para se poderem sentir todos e cada um dos seus elementos. Este bolo tem tudo isso…


Bolo Delicioso de Cenoura com Cobertura de Queijo Creme Suave

300 g de açúcar amarelo
3 ovos inteiros
300 ml de óleo de girassol
300 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó, mais alguma para decorar
½ colher de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de sal grosso
¼ colher de chá de essência de baunilha em pó
300 g de cenoura ralada (para quem, como eu, não tem nenhum tipo de electrodoméstico que rale cenoura CUIDADO com os dedos!! Eu ralei-me sem querer…)
100 g de nozes sem casca picadas, mais algumas para decorar

Como podem ver, este bolo tem muitos ingredientes e alguns deles requerem alguma preparação prévia, por isso recomendo vivamente que primeiro organizem tudo aquilo de que vão precisar!

- Forrar três formas de 20 cm com papel vegetal. Eu usei formas de alumínio descartáveis por não ter três formas do mesmo tamanho. É barato, fácil de usar e, melhor de tudo, reutilizável!!!

- Ralar a cenoura com muito cuidadinho…

- Como eu tinha nozes com casca tive de as descascar, escolher as mais bonitinhas para a decoração e pesar a quantidade necessária e depois picá-las manualmente para obter bocadinhos que se pudessem sentir no bolo. Se preferirem podem picá-las na picadora, mas assim ficam mais fininhas e acabam por não se sentir tanto no bolo…

- Medir todos os restantes ingredientes. É sempre importante recordar que tudo, até os ovos, devem estar à temperatura ambiente!!!

- Pré-aquecer o forno a 170ºC.

Depois de tudo bem preparadinho é muito mais fácil e rápido obter um bom resultado!! E o melhor de tudo é que os cheios já se começam a misturar no ar… Canela, gengibre, baunilha, cenoura… Imaginem o perfume rico que se obtém desta mistura!

Mãos à obra:

- Bater o açúcar, os ovos e o óleo até obter uma mistura bem ligada.
- Juntar lentamente a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, as especiarias (canela, gengibre e baunilha) e o sal. Continuar a bater até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
- Adicionar a cenoura ralada e as nozes picadas à mistura anterior e misturar manualmente e com cuidado para que fiquem uniformemente distribuídas na massa sem comprometer a textura que tinham anteriormente.
- Colocar o preparado nas formas que já se tinham preparadas.
- Levar ao forno durante aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que os bolos estejam cozidos (confirmar espetando um palito no bolo e verificando que este sai limpo; caso saia sujo cozer por alguns minutos mais).
- Depois de cozidos, retirar os bolos do forno e deixar que arrefeçam durante uns minutinhos dentro das formas. Desenformar e colocar em cima de grelhas até arrefecerem completamente.

Aguentar-se bem para não provar os bolos antes de que tudo esteja preparado!!!!

Quando os bolos já estiverem frios é o momento de fazer a cobertura de queijo creme!

Cobertura de Queijo Creme

550 g de açúcar em pó
100 g de margarina à temperatura ambiente
240 g de queijo creme frio

- Bater numa batedeira, o açúcar com a manteiga até obter uma mistura uniforme e bem ligada.
- Juntar o queijo creme de uma só vez e bater até incorporar completamente. Aumentar a velocidade da batedeira e continuar a bater durante pelo menos 5 minutos até a mistura ficar leve e fofa.

Agora que os bolos já estão frios e a cobertura terminada, é altura de colocar o primeiro bolo no prato de servir e cobri-lo com uma porção de cobertura. Colocar o segundo bolo sobre o primeiro e cobrir novamente. Por fim, colocar o terceiro bolo sobre os anteriores e espalhar a cobertura em cima e nos lados.

Decorar com nozes e canela em pó.


Caso não seja para servir imediatamente, colocar bem tapado no frigorífico e retirar 10 minutos antes de servir.


Mal posso esperar para preparar este bolo novamente… Estou só à espera da ocasião certa!!

No comments:

Post a Comment